Clínica Geral

O cirurgião-dentista Clínico-Geral é o primeiro contato do paciente com problemas odontológicos e tem por objetivo examinar o paciente como um todo, além de realizar procedimentos necessários para restabelecer sua saúde bucal tais como profilaxia, remoção de tártaro, fluorterapia, clareamento dental e pequenas restaurações.

A profilaxia e remoção de tártaro é indicada a cada 6 meses. Quando não removidos, a placa bacteriana e o tártaro levam a uma inflamação da gengiva, ocasionando uma série de problemas periodontais que podem, em estágio avançado, levar até à perda dentária.

A restauração faz com que seja devolvido ao dente afetado pela cárie ou fratura a sua forma e função normais. São realizadas em resina composta, um material estético, que combina com a cor dos dentes.

O Clareamento Dental é uma técnica usada para clarear dentes íntegros. São utilizados géis clareadores que não agem em restaurações, sejam elas de resina ou porcelana. Sua longevidade depende dos hábitos alimentares do paciente, quanto maior a frequência de ingestão de alimentos com corantes, menor a durabilidade dos resultados obtidos.

Endodontia

A Endodontia (Tratamento de Canal) é a especialidade odontológica que estuda as doenças da polpa dental e da região perirradicular.

Quando temos uma cárie muito profunda, ela pode chegar até a polpa (feixe vásculo-nervoso) causando sua inflamação e posteriormente, até mesmo uma infecção que pode atingir a região do ápice da raiz (região perirradicular). A polpa também pode ser afetada em casos de trauma.

Os sinais e sintomas característicos são: dor com estímulo ao frio e/ou quente, dor espontânea, sensibilidade à mastigação, edema.

O tratamento de canal deve ser feito para eliminar o tecido inflamado e contaminado e preencher o espaço, antes ocupado pela polpa, com um material que vedará a raiz do dente, impedindo sua recontaminação.

Estética

FACETAS

São indicadas em casos de fraturas no dente, grandes restaurações, dentes escurecidos ou manchados, fechamento de espaços entre os dentes, formato dos dentes irregulares, correção sutil de inclinações.

• LENTES DE CONTATO

As lentes de contato exigem um desgaste menor do que as facetas, sendo ainda mais conservadoras. Indicadas para imperfeições mais suaves.

Próteses

As próteses dentárias visam a reabilitação estética e funcional de dentes com grande comprometimento de estrutura ou quando há perda de um ou mais dentes. Existem diferentes tipos de próteses:

PRÓTESES FIXAS UNITÁRIAS: aquelas em que o paciente não remove para higienizar.

PRÓTESES FIXAS PARCIAIS: quando há perda de um ou mais dentes. Podem ser apoiadas em dentes através de desgaste dos dentes adjacentes ou implantes.

PRÓTESES REMOVÍVEIS: são aquelas que o paciente precisa remover para higienizar. Podem ser parciais ou totais (dentadura).

Ortodontia

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada.

TIPOS DE APARELHOS ORTODÔNTICOS:

• APARELHO FIXO: são os mais conhecidos. São compostos por braquetes e tubos (metálicos ou estéticos), que são colados temporariamente nos dentes, e fios metálicos. Esses dispositivos permitem a movimentação dos dentes, realizando o alinhamento, nivelamento e a correção da maloclusão.

• CONTENÇÕES REMOVÍVEIS: são usadas após movimentação ortodôntica para manter os dentes na posição correta até que ocorra a estabilização. Assim, essa é uma fase importante do tratamento ortodôntico.

• DISJUNTOR PALATINO: usado para corrigir mordida cruzada e na obtenção de espaço.

• ALINHADORES TRANSPARENTES: sequência de alinhadores transparentes que movimentam os dentes com maior previsibilidade, rapidez e conforto, além de serem muito estéticos. Esses alinhadores são trocados a cada 7 a 14 dias e, como são removíveis, proporcionam maior conforto e facilidade de higienização, já que são removidos durante a alimentação e escovação.

Odontopediatria

Cuida da saúde bucal dos bebês e crianças. O dentista deve iniciar sua atenção com a gestante, orientando-a sobre sua saúde bucal e a do bebê, além de passar informações sobre dieta e hábitos como uso de chupetas, mamadeiras e sucção de dedo.

A odontopediatria atua também no tratamento de cárie dentária, tratamento de canal em dentes de leite, aplicação de flúor, traumas dentais, acompanhamento nas trocas dos dentes.

Cirurgia Oral Menor

As cirurgias em consultório são cirurgias menores, na sua grande maioria sob anestesia local e indicadas para:

• Remoção dentes inclusos, principalmente dentes do SISO;
• Tumores benignos;
• Cistos;
• Lesões periapicais;
• Implantes dentários;
• Cirurgias para adaptações protéticas, entre outras;
• Biópsias.